Contos d’Avó- 2017

Loading...

Depois de uma breve pausa, os Contos d’ Avó regressam a Joane! Este ano, escolhemos locais que, tanto pela sua história, como pela sua envolvência, nos transportarão a outros mundos: mundos enigmáticos (como no caso da Casa da Igreja, construída nos finais do século XIV), mundos sobrenaturais e lendários (Capela do Senhor dos Santos Passos, uma capela que migrou de terra em terra, até ser depositada no cimo do monte, para que o seu padroeiro abençoe toda a Vila de Joane), mundos naturais e de forte ligação à terra (Quinta da Bemposta, uma ode viva à exuberância natural minhota).

Entre o espaço privado e o espaço público, a viagem ao maravilhoso mundo da tradição oral aprofunda-se, solidifica-se, faz-se corpo. Junte-se a nós nesta aventura onde contos simbólicos e escritos ocultistas convivem com lendas e romances antigos, histórias de vinho e de festa, pontuados por cantares ao desafio, uma performance teatral de rara beleza (Prelúdio: a mulher selvagem, versão de câmara), um carvalho centenário, um convite para um arraial e até para um pezinho de dança.
Palavras de ordem? As mesmas de sempre: Encontro, Partilha, Sonho e Memória.
Venha viajar connosco! E não se preocupe com eventuais possibilidades de chuva: temos sempre um plano B.

28/09/2017 – Quinta-Feira | Largo 3 de Julho – Casa da Igreja
Avenida Pedro Hispano, nº82, 4770 Joane

O caminho da sabedoria
Minho, terra de mistérios. Por cá passaram papas, guerreiros, reis e cavaleiros da Ordem de Cristo. Cada pedra guarda uma história, uma memória, uma glória, pronta a ser revelada a quem a saiba escutar. É denso, o caminho da Iniciação, cheio de significados e enigmas. Penetremos, então, juntos, nesta viagem iniciática, sonora, metafórica. Que se abram as portas!…

21h15 – Concentração no Largo 3 de Julho
21h30 – Arruada até à Casa da Igreja, em parceria com: CAISA / Toca – Alberto Fernandes
Casa da Igreja: percurso pela casa com instalação sonora, seguida de sessão com Cláudia Fonseca, Jorge Serafim e Luzia do Rosário

29/09/2017 – Sexta-Feira | Capela do Senhor dos Santos Passos
Rua Sr. dos Passos 335, 4770 Joane

O caminho da intuição
Envoltos num ambiente tão místico como o de uma pequena capela no cimo de um monte, com o mundo aos nossos pés e a noite à nossa volta, embarquemos numa nova viagem: uma viagem sensitiva, quase hipnótica, intimamente ligada à natureza sobrenatural feminina e aos ciclos de renovação.

21h30 – Capela do Senhor dos Santos Passos
Prelúdio: a mulher selvagem (versão de câmara)
Encenação: Bruno Martins
Interpretação: Catarina Gomes, Cláudia Berkeley e Daniela Marques
Pesquisa e Dramaturgia: Patrícia Amaral
Composição e Direção Musical: Rui Souza
Cenografia e Figurinos: Sandra Neves
Desenho de Luz: Valter Alves

Seguido de
Sessão com Cláudia Fonseca e Jorge Serafim

30/09/2017 – Sábado | Quinta da Bemposta
Travessa da Quinta, nº1, 4770 Joane

O caminho da celebração
E eis que se abrem as grandes portas que nos conduzirão ao destino final: a celebração da vida, da terra, da reunião. Entre cantos, contos e danças, numa envolvência telúrica com cheiro a erva fresca, à sombra dos pinheiros e da vinha, talvez até entre veados, brindemos ao Outono e à frescura que nos remete à quietude que sempre segue o Verão.
TRAGA A SUA MERENDA(*), para que tenhamos uma mesa Bemposta!

15h – Workshop de Danças Tradicionais com Ricardo Carneiro (ca. 45 min.)
17h – Workshop de Percussão com Alberto Fernandes (ca. 45 min.)
18h00 – Percurso de contos pela quinta com Jorge Serafim e Luzia do Rosário
19h – Merenda partilhada/ Arraial em parceria com Rusga de Joane e Alberto Fernandes (CAISA)

*Traga a sua merenda, para fazermos um piquenique partilhado. Surpreenda-nos com as suas iguarias, as suas especialidades, ou traga apenas qualquer coisinha para comer e beber.
Muito importante: traga roupa e calçado confortável. Afinal de contas, estamos numa quinta!

Direção
Bruno Martins

Coordenação
Patrícia Amaral

Direção de Produção
Cláudia Berkeley

Produção
Joana Mont’ Alverne

Direção Técnica
Valter Alves

Design Gráfico
Rui Verde

Agradecimentos
Rusga de Joane, ATC (Romeu Pereira e Francisco Melo), Junta de Freguesia de Joane (António Oliveira), Quinta da Bemposta (António Marinho, Inês Marinho, Manuela Ferreira e Carlos Ferreira), Casa da Igreja (Marcos Barbosa e Olívia Manuela Abreu Barbosa), Ricardo Carneiro, Kiara Maria e Maria do Carmo, Mauro Amaral, RUA FM (Rádio Universitária do Algarve), e a todos e todas que, de alguma forma, contribuíram para a concretização deste projeto.

Programação 2017