O TEATRO DA DIDASCÁLIA é fundado em 2008 e tem como principal actividade a criação teatral, perseguindo uma politica de pesquisa e de cruzamento estético, com o objectivo de fazer surgir uma linguagem própria e inovadora no panorama teatral português. Ainda em 2008 estabelece-se na Freguesia de Joane, concelho de Vila Nova de Famalicão.

Em 2009 cria o espectáculo “Roda da Fortuna” Co-Produzido pelo Teatro de Vila Real (Trás-os-Montes). Seguiram se apresentações deste mesmo espectáculo no Auditório Municipal de Lousada, Theatro Club da Póvoa de Lanhoso e no Teatro Taborda em Lisboa.

A companhia desenvolve um intenso e contínuo trabalho de pesquisa a nível físico, que a par de textos, utiliza o corpo como ferramenta experimental que dá lugar à criação de uma dramaturgia e linguagem originais, investindo numa escrita teatral visualmente atraente e universal, capaz de atrair e formar um público exigente. Um público que se pretende o mais abrangente possível, promovendo assim um espaço privilegiado de reflexão entre jovens e adultos.

Procuramos que o nosso trabalho esteja atento e próximo do mundo actual, promovendo a produção de novas dramaturgias capazes de dar resposta às exigências do público contemporâneo. Por outro lado, interessa-nos também preservar aquilo que é a nossa memória colectiva e herança cultural, o património material e imaterial que nos serve de referência e inspiração para o nosso trabalho criativo.

Recentemente, cria a plataforma de programação e de trabalho com a comunidade, chamada, “Espaço Mutante”, que procura alterar a maneira como utilizamos os espaços público e privado, potenciando, através destes, a interação entre as artes e a comunidade. Uma das ações desenvolvidas é o festival “Contos d’Avó”, um festival de contadores de histórias organizado dentro das próprias casas das avós das freguesias rurais do concelho.

Ainda no âmbito da plataforma Espaço Mutante, a companhia organiza o festival «Vaudeville Rendez-Vous», um festival internacional dedicado única e exclusivamente ao universo do teatro físico, circo e cabaret.

Equipa

BRUNO MARTINS
Ator / Diretor Artístico

CLÁUDIA BERKELEY
Atriz / Diretora

MARIANA VITALE
Produtora

VALTER ALVES
Diretor Técnico

PATRÍCIA AMARAL
Coordenadora Contos D’Avó