Edição 2016

Loading...

Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous

A 3ª edição do Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous apresenta-se este ano com uma força redobrada, podemos dizer mesmo triplicada. O número 3 ganha especial importância nesta 3ª edição do festival. O número 3, famoso pelo seu caráter simbólico de união e equilíbrio, simboliza também aqui o esforço e estratégia conjunta das 3 cidades que acolhem e coproduzem, juntamente com o Teatro da Didascália, esta 3ª edição: Braga, Guimarães e Vila Nova de Famalicão.

Esta ação conjunta é o reflexo de uma aposta cultural forte, num território preocupado em acrescentar ao seu vastíssimo património histórico e cultural, um pensamento de programação para o espaço público capaz de se diferenciar pela sua especificidade e qualidade artística. O Festival também acompanha aquilo que é o surgimento de uma nova e cada vez mais vibrante e promissora produção nacional no domínio das artes de rua e do circo contemporâneo.

Nesta 3ª edição, o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous apresenta-se como o maior e mais importante festival de artes de rua e circo contemporâneo da região norte do país, acolhendo alguns dos projetos mais representativos da cena nacional e internacional. Recebe, ao longo de 9 dias consecutivos, um total de 18 apresentações de 12 espetáculos, entre os quais, 2 coproduções em estreia absoluta e 6 estreias nacionais.

De salientar que o festival programará ainda alguns dos artistas nacionais, emergentes e consolidados, mais relevantes nestas áreas de atuação, dando continuidade ao trabalho que tem vindo a desenvolver na valorização da criação nacional nas áreas do circo contemporâneo, teatro físico e formas transdisciplinares.

Habitar e dialogar com a cidade

Para além de uma programação com espetáculos noturnos diários, faremos um apelo à comunidade para que venha habitar e pensar a cidade nos finais de tarde, onde apresentaremos uma série de espetáculos dirigidos a todos os públicos. Os espetáculos programados nestes espaços pretendem projetar na audiência novos olhares sobre a paisagem urbana das cidades e a relação entre o património cultural e arquitetónico com as artes performativas contemporâneas. Paralelamente à apresentação dos espetáculos, o programa do festival convida ainda o público a visitar e conhecer os museus e outros equipamentos culturais das 3 cidades, dando-lhe a conhecer a vastíssima riqueza deste território.

Formação e ações de sensibilização paralelas

Com o intuito de aprimorar o sentido crítico do público e de estabelecer um vocabulário comum entre os artistas e a comunidade envolvente, o festival promove uma série de workshops orientados por criadores programados no âmbito do evento. Entendemos que a promoção destas atividades é crucial para um melhor entendimento da complexidade das artes performativas ligadas ao espaço público, contribuindo simultaneamente para um processo de crescimento e melhoria da excelência artística, capaz de satisfazer as expetativas de um público cada vez mais exigente.

Aproveitando a oportunidade única que o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous oferece de partilha e cruzamento entre os diferentes criadores e programadores presentes no festival, realizaremos, ainda, um conjunto de ações paralelas como debates, showcase e mesas redondas, que visam contribuir para a reflexão e enriquecimento do discurso ligado às linguagens do circo e artes de rua. Estes encontros revelam-se de enorme importância para os artistas, constituindo um espaço privilegiado na partilha de frustrações, desejos e ideias, ajudando a redefinir estratégias comuns para o futuro.

O circo chegou à(s) cidade(s)!

 

Direção Artística
Bruno Martins

Programação e Direção Geral
Bruno Martins, Cláudia Berkeley

Direção de Produção
Ludmila Teixeira

Direção Técnica
Valter Alves

Design de Comunicação
Vídeo e Fotografia
Visual Kitchen

Assessoria de Imprensa
Central de Informação

Organização
Teatro da Didascália

Coprodução
Município de Braga;
Município de Guimarães;
Município de Vila Nova de Famalicão

Agradecimentos
A Casa ao Lado; A Oficina / CCVF; Álvaro Santos; Boris Vecchio;
Bruno Carvalho; Cia Radar 360; Claudia Leite; Daniel Lima;
Edgar Ferreira; Fernando Oliveira Viana; Francisco Jorge;
Frederico Queiroz; Giacomo Scalisi; Isabel Pinho; Isaura Costa;
Jorge Rui Martins; José Agostinho; José Bastos; Junior Perim;
Luísa Moreira; Lídia Dias; Nelson Pereira; Paula Garcia; Paulo Brandão;
Ricardo Carneiro; Rui Torrinha; Sílvia Faria e Vinicius Daumas

Vídeo Resumo

Programação 2016