Conversa a partir do livro: Paisagens Imprevistas – Outros Lugares para as Artes Performativas

2020

November 22, 2020

19h - Facebook do Teatro da Didascália
No próximo dia 22 (domingo), às 19h, iremos acolher a apresentação da publicação comemorativa dos 10 anos da Materiais Diversos “Paisagens Imprevistas – Outros lugares para as Artes Performativas
Esta iniciativa responde à proposta da Materiais Diversos (MD) para que em torno de um dos artigos da publicação desenhássemos o enquadramento desta apresentação e contássemos com o respetivo autor na conversa.
Neste contexto, convocámos o Álvaro Domingues para fazer a ponte entre o livro e uma noção de território (des)programado – ele assina um dos ensaios da publicação e também colaborou connosco (TD) no ciclo Conversas ao Pé da Porta.
Queremos então abordar diferentes pontos de vista da programação para um território, por um lado com múltiplos espaços, como a MD, e por outro lado, com a criação artística atenta ao território (área em que o Teatro da Didascália tem vindo a desenvolver o Festival Internacional Vaudeville Rendez-Vous, o projeto Paisagem Efémera 2020-2021 e o projeto de residências artísticas – fAUNA – habitat de criação). Nesta abordagem queremos também implicar – com outros pontos de vista do território e de estratégias de programação – o Museu da Paisagem (como um projeto de mapeamento e experiência do território) e a Quadrilátero (associação constituída pelos municípios de VN Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos que em simultâneo acolhem o nosso Festival nos seus espaços públicos). Ou seja, criar aqui um momento de reflexão sobre o que nos move no território e como (con)seguir.
Teremos à conversa, a Elisabete Paiva (diretora artística da Materiais Diversos), o Bruno Martins (diretor artístico do Teatro da Didascália), o Álvaro Domingues (geógrafo e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, desempenha atividade regular como conferencista e ensaísta), Nuno Cunha (diretor geral da Associação de Municípios Quadrilátero, que integra os municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães, bem como o CITEVE e a Universidade do Minho) e João Abreu (Diretor do Museu da Paisagem).
A conversa decorrerá na plataforma zoom e será transmitido em direto no Facebook do Teatro da Didascália (onde quem estiver a assistir pode colocar questões) ficando a sessão disponível posteriormente online.
Com a participação de: 
Álvaro Domingues – Geógrafo
Bruno Martins – Teatro da Didascália
Elisabete Paiva – Materiais Diversos
João Abreu – Museu da Paisagem
Nuno Cunha – Quadrilátero
Moderação
Vera Santos – Teatro da Didascália