conversas III – Ruínas e imagens construídas

20210405 19:00:00

Conversas ao pé da porta (online)

Ruínas e imagens construídas, será o tema da terceira conversa.

Link para a conversa em direto aqui

Ludgero Almeida apresenta-nos a sua investigação “DA IMAGEM AUSENTE” um trabalho que experimenta as linguagens da pintura, do vídeo e da instalação com vista a reivindicar uma imagem da ausência que possibilite enfrentar a construção histórica e identitária do Vale do Ave e do imaginário fabril algodoeiro. Através de caminhadas ambulatórias, de um processo de ‘respigação’ de arquivos e documentos-vestígios, o artista constrói uma imagem que reflete sobre poder, tempo, esquecimento, obsolescência e sobre os limites e intimidades que presidem a construção da ficção e da realidade.

Convidado: Ludgero Almeida

Artista plástico. Tem exposto regularmente desde 2009, destacando-se o trabalho que tem desenvolvido em território brasileiro a partir de 2015 e que deu origem à exposição itinerante “Ciência de uma terra desolada”. O seu trabalho consiste em pinturas, vídeos e instalação que atuam a partir do estudo das realidades históricas e da memória. Apoiando-se em arquivos, registros e fotografias, em memórias históricas ou afectivas, pretende pensar, criticar, actualizar e desafiar-nos a ver em perspectiva a contemporaneidade, gerando camadas do sensível e complexificando a relação entre o real e o fictício.

É doutorando em Artes Plásticas na FBAUP, depois de aí ter feito a licenciatura em Artes Plásticas – Ramo de Pintura e o mestrado em Ensino de Artes Visuais na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da mesma Universidade.

http://dludgero.wixsite.com/ludgeroalmeida

 

Conversas ao pé da porta

Fizemos um primeiro ciclo destas conversas em abril e maio de 2020, em pleno confinamento, quando deveríamos estar no terreno em ensaios e apresentações do Paisagem efémera – natural e rural em Joane. Não podíamos sair do pé da porta. Este ano retomamos as Conversas ao Pé da Porta* pela vontade de conversar com os vizinhos, com aqueles que caminham a mesma rua que nós e com quem ainda não nos tínhamos cruzado.

A propósito agora do Paisagem Efémera – industrial e urbano em Riba d’Ave, o Programa de Mediação do Teatro da Didascália volta a chamar à conversa entendidos nas matérias. Desta vez, teremos um caminhante de paisagens, uma médica de comunidades, um investigador / respigador de imagens, uma antropóloga do trabalho e um realizador / documentarista. Estes conversadores irão ajudar a equipa artística  a maturar o pensamento crítico e alargar as possibilidades de olhar mais uma vez como pela primeira vez o seu território de trabalho.

*Todas as conversas serão acompanhadas por interpretação em língua gestual portuguesa