No dia 19 de novembro, das 12h às 17h, o espaço fAUNA, em Joane, acolhe a segunda sessão presencial de Heróides – clube de livro feminista, fundado em 2021 com encontros mensais, geralmente online, que juntam entre centenas de pessoas por mês, de várias partes do país e diáspora portuguesa. Todos os meses há um livro e um convidado ou convidada que ajuda a provocar a conversa.
Para esta sessão de dia 19 de novembro, o magusto improvisado servirá de desculpa para nos reunirmos, uma vez mais, desta vez à volta do livro “Mulheres do Meu País”, de Maria Lamas, uma obra absolutamente obrigatória para a nossa história.
Começou a ser escrita nos anos 40, quando Maria Lamas pegou numa máquina fotográfica e num bloco de notas e correu todo o país para registar “como vivem e trabalham as mulheres portuguesas”.
O livro foi uma resposta da autora ao governador civil de Lisboa quando este mandou encerrar o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. É um livro que desmascara a narrativa fascista do que é a mulher portuguesa, e que mostra a mulher trabalhadora, dentro e fora de sua casa, cuidadora, agricultora, doméstica, professora. Que carrega, lava, corta, seca, transporta, e trabalha, trabalha, trabalha.