MATER | CONCERTO FINAL

2018

20181208 21:30:00

Madeira | Água  | Terra  | Metal  | Fogo

Durante os últimos meses, Rui Souza, o diretor musical do Teatro da Didascália, compôs e apresentou cinco concertos, evocando, à vez, um dos cinco elementos da Teoria de Wu Xing – madeira, água, terra, metal e fogo.

Em dezembro, apresentamos o concerto final do projeto MATER: a simbiose de todos estes concertos, elementos e inspirações numa única peça interpretada por todos os músicos envolvidos no projeto desde a sua primeira apresentação, em junho, com MATER MADEIRA.

Tal como na própria teoria de Wu Xing, este concerto pode ter duas características que se contradizem: se por um lado pode ser catastrófico, por outro pode ser apaziguador, silencioso e harmonioso.

Assim como é questionado nessa mesma teoria, o objetivo destas composições é tentar perceber de que forma é que o fogo controla a madeira, a água controla o fogo ou a terra controla a água, i.e., como se relacionam e se contaminam os cinco elementos.

A teoria do eterno retorno, mais antiga, pré-socrática, diz-nos que o fogo destruirá tudo e que tudo voltará a acontecer exatamente da mesma forma. Este concerto, com a participação de todos os músicos, pretende trazer exatamente essa energia: da destruição à harmonia, do caos à organização…

Este concerto será, assim, intenso pela sua massa sonora e pelas composições desconcertantes das quais, ao mesmo tempo, se espera que tragam uma certa paz a cada um dos presentes.

Porque MATER é isto, um reencontro do ser humano com o ser em si. Uma descoberta daquilo que somos e do que pode estar esquecido em nós.

Composições: Rui Souza
Músicos convidados:
SAMUEL MARTINS COELHO – Violino
CARINA ALBUQUERQUE – Violoncelo
PEDRO TEIXEIRA – Oboé, Corn Inglês e Duduk
PEDRO GONÇALVES OLIVEIRA – Bateria
MARCO FERREIRA – Guitarra Elétrica
JOÃO MORTÁGUA – Saxofone
CARLOS CORREIA – Voz
TERESA MELO CAMPOS – Voz
HUGO CARDOSO – Percussão
GONÇALO ALEGRE – Baixo, contrabaixo e eletrónica