conversa V – Documentar a memória / ficcionar a realidade

April 19, 2021 7:00 pm

Conversas ao pé da porta (online)

Documentar a memória / ficcionar a realidade, será o tema da quinta e última conversa.

Link para a conversa em direto aqui

A visão de um documentarista sobre as questões de trabalho com a memória enquanto processo de (re)construção do passado. Uma abordagem à ideia de memória coletiva versus as narrativas individuais. O papel de quem compõe testemunhos de imagem e som, pontos de vista com planos e perspetivas.

Convidado: Pedro Neves

É documentarista. Estudou no Porto, onde concluiu uma pós-graduação e um mestrado em Cultura e Comunicação, variante Documentário, com uma dissertação sobre o documentário dos anos da Revolução de Abril. Em 2007 frequentou um curso de realização de documentários na Escola Internacional de Cinema e Televisão de San António de los Baños, Cuba. Em 2008 fundou a produtora Red Desert Films. Venceu nove prémios com os filmes que realizou. Foram exibidos na RTP, Canal PLus France, canal Plus Afrique ou TVCine e entraram na competição em mais de 40 festivais nacionais e internacionais, como Clermont-Ferrand, Guadalajara, Doclisboa, Documenta Madrid, Curtas Vila do Conde, Festival de Curtas de São Paulo, Porto Post Doc, Festival de Salónica, CPH:DOX, entre outros. Da sua filmografia, destacam-se os documentários “a olhar o mar” (89’, 2007), “En la Barberia” (6’, 2007), “Os Esquecidos” (63’, 2009), “Desencontros” (39’, 2010), “Água Fria” (14’, 2011), “A Raposa da Deserta” (85’, 2014) e “Hospedaria” (20’, 2014). Em 2014 finalizou o documentário “Acima das Nossas Possibilidades” (43’), integrado no Projecto Troika e, com Boaventura Sousa Santos, realizou a curta-metragem “Conversas do Mundo”. Em 2015 produziu e realizou o filme “Bairrismos” (61’). Já em 2016 realizou a curta-metragem documental “A Praia” e a longa “Tarrafal”, estreada no Porto Post Doc e com International Premiere no CPH:DOX, na Dinamarca. Em 2018 produziu a longa-metragem “Bostofrio”, de Paulo Carneiro, com estreia no Indie Lisboa, e realizou a curta documental Náufragos, a convite do Festival de Vila do Conde, onde foi World Premiere. Em 2019 realizou e produziu o filme “A Fábrica” (Curtas Vila do Conde) e em 2020 foi Eurodoc Alumni com o projecto “Os Continuadores da Revolução”.
www.redesertfilms.com

 

Conversas ao pé da porta

Fizemos um primeiro ciclo destas conversas em abril e maio de 2020, em pleno confinamento, quando deveríamos estar no terreno em ensaios e apresentações do Paisagem efémera – natural e rural em Joane. Não podíamos sair do pé da porta. Este ano retomamos as Conversas ao Pé da Porta* pela vontade de conversar com os vizinhos, com aqueles que caminham a mesma rua que nós e com quem ainda não nos tínhamos cruzado.

A propósito agora do Paisagem Efémera – industrial e urbano em Riba d’Ave, o Programa de Mediação do Teatro da Didascália volta a chamar à conversa entendidos nas matérias. Desta vez, teremos um caminhante de paisagens, uma médica de comunidades, um investigador / respigador de imagens, uma antropóloga do trabalho e um realizador / documentarista. Estes conversadores irão ajudar a equipa artística  a maturar o pensamento crítico e alargar as possibilidades de olhar mais uma vez como pela primeira vez o seu território de trabalho.

*Todas as conversas serão acompanhadas por interpretação em língua gestual portuguesa