flora & fauna

Sobre

June 3, 2022 14:30

espaço fAUNA


flora & fauna resulta do projeto com o mesmo nome, desenvolvido ao longo de dois meses com um grupo de 12 jovens da Casa da Villa/ ACIP (Joane) e em contacto com cinco especialistas da área da biologia que nos deram a conhecer em detalhe a fauna e flora presentes no espaço em que nos encontramos. Com este grupo de participantes-intérpretes, marcado pelo companheirismo e a disponibilidade, a artista cénica Naiana Padial experimentou descobrirem juntos formas poéticas de transmitir com o corpo aquilo que os afetou dos conhecimentos adquiridos.

flora & fauna é uma mostra deste processo, numa composição a partir da observação porosa e sensível da vida ao redor, inspirada nas relações com a paisagem viva, humana e não humana.

Biografias biólogos “flora & fauna”:

Helena Hespanhol é licenciada e doutorada em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, é atualmente investigadora no Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos (CIBIO-UP). Os principais interesses de investigação centram-se na diversidade, ecologia e conservação das briófitas (musgos) de Portugal. Colabora em vários projetos na área de educação ambiental.

Cristiana Vieira é curadora do Herbário do Museu de História Natural e Ciência da Universidade do Porto desde 2015. Responsável pelas coleções botânicas nacionais e internacionais realizadas pesquisadores e professores associados à Academia Politécnica e à Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, desde o século XIX. Doutorada em Botânica e investigadora da Universidade do Porto, colabora em trabalhos relacionados com a conservação, ecologia e diversidade da Flora Portuguesa. Começou a estudar as briófitas de Portugal há 23 anos e é autora de cerca de dezenas de artigos científicos, bem como artigos de divulgação e capítulos de livros.

José Manuel Grosso-Silva (biólogo, doutorado em Biologia pela U.Porto) é o curador de Entomologia do Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, onde é responsável pela gestão, conservação e divulgação das coleções de artrópodes. Começou a estudar os insetos de Portugal há mais de 25 anos e é autor de cerca de 80 artigos científicos, bem como artigos de divulgação e capítulos de livros. Em paralelo, realizou atividades de comunicação de ciência e educação ambiental, orientou percursos exploratórios e foi responsável pela componente entomológica em diversos eventos “Bioblitz” realizados em Portugal.

Ricardo Jorge Lopes é biólogo, Mestre em Ecologia e Doutorado em Biologia na Universidade de Coimbra. Desde 2005 é Investigador no CIBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto. O foco da sua investigação são as aves, desde a sua ecologia e parasitologia até à base genética dos fenótipos mais importantes. Com uma extensa lista de publicações, trabalha principalmente em Portugal, Macaronésia (Cabo Verde, Açores) e África, com populações de aves em perigo de extinção, insulares, fragmentadas ou migratórias. Desde 2016 é Curador das Coleções Ornitológicas no MHNC-UP, o novo Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto.

Raquel Ribeiro é bióloga pela Universidade do Porto e doutorada em Biodiversidade Animal pela Universidade de Barcelona. Dedicou-se a projetos de conservação e investigação relacionados com a ecologia dos Anfíbios e Répteis até 2012. Desde então, dirigiu a sua atenção para a comunicação e divulgação de ciência, designadamente na área da biodiversidade e sua promoção, sempre articulando o BIOPOLIS/CIBIO-InBIO, Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos da Universidade do Porto, com diferentes instituições como a Fundação de Serralves, o Museu de História Natural e da Ciência da Universidade do Porto ou o Centro Ciência Viva de Vila do Conde.

FICHA ARTÍSTICA
Direção e criação: Naiana Padial
Participantes-intérpretes: Bruno Silvério, Carlos Pereira, Emanuel Carvalho, Filipe Sampaio, Francisco Rodrigues, José Alexandre Silva, José Carlos Gonçalves, Madalena Oliveira, Mariana Barbosa, Miguel Cardoso, Miguel Carvalho e Rui Paulo Moreira.
Confeção de adereços: Daniela Lasdica
Agradecimentos: José Nuno Silva, Leonor Laínho, Michael Sintra, Nilza Alves
e restante equipa técnica da Casa da Villa.