Fome de Lama – Douglas Melo

2021

March 15, 2021

a 21 / Maio 6 a 15 - fAUNA - Habitat de Criação | Criador de Espécie Exótica

Fome de Lama é uma performance acrobática de circo que propõe explorar o equilíbrio interno e externo do Homem na corda bamba e no solo. A história de um ser anfíbio, meio homem meio bicho, habitante da terra e da água que se move à beira de um rio onde tudo é, foi ou será alimento, inclusive o homem e a lama.

Num desafio constante pela existência, tal um animal faminto, este ser vai arrastando-se e acachapando-se como os caranguejos para poder sobreviver num ambiente feito de troncos e raízes, ritmado pela maré. Confrontado com a sua fome e loucura ele busca lutar pela sua sobrevivência.

Fortemente inspirado pelo trabalho de Josué de Castro, o espetáculo aborda a fome e os seus sintomas sócio-fisico-mental como matéria de estudo do movimento para criação. Neste seguimento, procuramos realizar uma sondagem de natureza performática desprovida de caricaturas dentro deste

conceito tão delicado que é a fome, essa expressão biológica dos males sociológicos como é definida por Josué. Um assunto bastante complexo e sensível que ainda constitui um dos tabus de nossa civilização.

 

Criação e Interpretação: Douglas Melo

Produção Visual*: Tania Cunha

Sonoplastia: Hugo Silva

Coaching Artístico: André Araújo

*Cenografia, figurino, conteúdo videográfico e fotográfico para divulgação.

Apoio à criação/residência: Mostra Estufa – Erva Daninha e Teatro Municipal do Porto.