Galochas – Martina Griewank & Ali Clarke | Artistas em Residência

2021

November 18, 2021

fAUNA


December 2, 2021

fAUNA


Ficou sem ideias enquanto estava fechado em casa?

Saia!

Um par de botas de chuva vermelhas leva-o numa viagem lúdica pelos elementos naturais; como se transformam de pequeno para grande, de leve para pesado, de pegajoso para molhado. Tudo pode ser um jogo espantoso e um puzzle para resolver.

Muitos de nós, pais, crianças e outros sentimo-nos exaustos e perdidos por pensamentos enquanto fechados por dentro durante estes meses longos de confinamento. 

Martina foi uma das sortudas a residir no campo e ser capaz de escapar para o campo para a natureza com o seu filho de um ano e meio de idade. Foi ele que lhe voltou a mostrar todas as diferentes facetas e camadas da natureza; comovente, sentimental, escavadora, descoberta e transição sem fim. Isto tornou-se um remédio na era sempre crescente dos ecrãs e da comunicação online. Começou quando o seu filho saltou para a primeira poça de água da chuva, a imagem martelou na sua cabeça como um relâmpago, como a chuva, (muitas vezes relacionada com o frio, a humidade, o desconforto) pode criar esta alegria pura apenas por acumular e formar uma pequena piscina. A água da chuva junta-se nas poças, ensopa a roupa até ficar pesada, descarrega as coisas, permite-lhe imaginar flutuar e nadar, é uma transição constante de um estado para outro.

Galochas pretende mostrar toda a inspiração que podemos encontrar nos elementos que nos rodeiam em vez de termos de nos apressar para comprar um novo brinquedo para distrair. Recordemos o que é brincar é aprender desenvolvendo a imaginação e o espírito criativo com o que todos nós temos, o recreio natural à nossa volta.

 

Artistas em Residência:

Martina Griewank, de raízes alemãs, completou o Bacharelato de dança no Conservatório Royal Artesis (BE) e estudos de pós-graduação na Marchepied (CH). Ainda durante o Bacharelato começou a trabalhar com o Ballet Preljocaj em França e Jan Martens na peça “I can ride a horse while juggling so Marry me”. Estreou-se como intérprete de peças de dança infantil na Companhia DeMaan com a peça “Steltenloper” e na Companhia Natgras com a coreógrafa Goele Van Djik, na peça “Wegversperring” O seu interesse pela área de produção começou com a Untamed Productions (BE) e Summer Intensive (PT). É praticante assídua de Yoga e ensina esta prática na Performact (PT), Como nova mãe, a paixão de Martina pela criação de espetáculos para públicos infantis floresceu, As suas experiências mostraram-lhe que alguma abstracção dentro da narrativa permite que a criatividade de cada criança prospere. Objetivo este que também procura atingir com esta criação.

 

Ali Clarke é uma bailarina contemporânea irlandesa com uma licenciatura em Performance de Dança da Academia de Dança Fontys em Tilburg. Iniciou a KNOT Kollektiv em 2016 e tem vindo a construir o seu repertório como coreógrafa desde então. Além do seu trabalho com KNOT Kollektiv Ali, trabalha também como coreógrafa e intérprete freelancer para a companhia de dança Untamed Productions, sediada em Bruxelas, com a qual tem feito tours na Europa e América do Sul. 

O trabalho de Ali é caracterizado pela sua forte abordagem transdisciplinar e pela sua paixão por explorar a interface entre o circo contemporâneo e a dança. O seu trabalho tem sido amplamente premiado, incluindo o Prémio de Desenvolvimento Profissional do Arts Council Ireland (2020), o Prémio do Festival de Teatro do Café para Jovens Audiências (2018) e muito mais.