“Habitu/potencial: refletindo o presente para um futuro pluriverso?” é o tÃtulo do próximo encontro do ciclo “O que há neste lugar?” no espaço fAUNA. Os participantes serão convidados a imergir na paisagem, assumindo um papel de exploradores e coletores de despojos do lugar, que servirão de ponto de partida para a cocriação de narrativas múltiplas. Sem receio de se envolver e de se sujar, ensaiaremos olhares inusitados sobre o presente com o intuito de desencadear atitudes menos conformadas com as perspetivas únicas de desenvolvimento e de futuro.Â
Este encontro será conduzido pela CecÃlia Carvalho, co-fundadora da associação Design Includes You (2012), onde colaborou em vários dos seus estudos e projetos. Com interesses na investigação e prática do design orientados para a inovação social através de desenvolvimentos à escala humana e para a busca de futuros pluriversos e sustentáveis. Além das abordagens participativas, tende a combinar as ciências sociais com a investigação e prática do design, nomeadamente através das abordagens etnográficas, crÃticas e de investigação-ação. É ainda uma aficionada por trabalhos manuais e por práticas de agricultura urbana e biológica.
A participação no encontro é gratuita, mas requer inscrição prévia através de formulário.
Formulário de inscrição
Às 17h, logo após o encontro, será projetado o filme Os Respigadores e a Respigadora, de Agnès Varda.
O que há neste lugar? é um ciclo de encontros no espaço fAUNA, inserido no meio da natureza e regido pelos ciclos naturais que atravessam as estações do ano. Tal como o espaço se transforma ao longo do tempo, também esta programação se constrói em ciclos, cruzando arte, pensamento e investigação.
Cada encontro convida um/a especialista a explorar a relação entre natureza, cultura e sustentabilidade, através de conversas abertas e da observação. O objetivo é estimular um olhar mais atento sobre o mundo que nos rodeia, refletindo sobre temas ligados à ecologia, ciência e arte.
No final de cada encontro fica a pergunta: o que há neste lugar e como o podemos habitar de forma mais consciente?
Em diálogo com estes encontros que decorrerão de março a junho, o Teatro da Didascália organiza também uma programação paralela que inclui uma seleção de filmes e espetáculos. Esta programação, apesar de independente, está em diálogo direto com os temas abordados nos encontros. Escolhemos obras que exploram diferentes formas de ver e estar no mundo, abrangendo temas como sustentabilidade, natureza e cultura. Estes filmes e espetáculos convidam-nos a refletir sobre as mudanças climáticas, mas também a repensar as maneiras como habitamos o planeta. O público pode participar apenas nos encontros, assistir aos filmes/espetáculos, ou explorar ambas as propostas.