Poros

Sobre

June 3, 2022 14:30

espaço fAUNA


June 4, 2022 19:30

espaço fAUNA


Para conhecer a grandeza dos seres menores, reconhecer um pássaro pelo ensejo do voo, ler o caminho dos rios pela fortaleza de
árvores que nele se guardam, é preciso abrir os poros. Perceber o que é nativo e o que é exótico. O que é local, mas poderia não ser. E o contrário. O estranho no familiar e o familiar no estranho. A migração é uma busca, sazonal ou perene.

Instigados pelos seres humanos e não humanos que partilham de um mesmo habitat, convidamos o público a experimentar a
alteridade a partir de percepções sensoriais diversas. Deixar que a experiência do outro expanda a minha. Aguçar os sentidos, provar o tempo necessário para que outras percepções sejam possíveis.

“POROS” surge a partir da experiência de Naiana Padial, ao ser orientadora criativa de um grupo de pessoas com deficiência
intelectual no projeto Fauna & Flora, onde o ambiente biológico foi matéria inspiradora para o processo artístico e pedagógico.
Um trabalho feito por uma imigrante, que se encontra com pessoas com diversidade funcional, “POROS” é sobre ser o outro.
Mas é, também, sobre poder tornar-se um pouco outro através daqueles que nos atravessam.

A criação concretiza-se como uma instalação interativa e performática, que provoca a audiência a deslocar a própria percepção para inferir ou aproximar-se de outro ponto de vista, através da ativação não quotidiana dos sentidos. Conecta as experiências humanas e sobre meio-ambiente do Fauna & Flora com outras reflexões sobre ser o outro e alteridade – tema que a criadora pesquisa desde a antropologia e a filosofia há quase 10 anos e com o corpo no mundo a cada dia.

FICHA ARTÍSTICA

Criação: Naiana Padial

Confeção e apoio técnico: Daniela Lasdica

Colaboração: Miguel Cardoso, José Alexandre Silva e José Carlos Gonçalves

Agradecimentos especiais: Filomena Corgo, Vilmar Kuaray Evaristo, Wera Alexandre e Lucas Keese.