Integrada no ciclo de cinema documental quinzenal que acompanha os encontros de O que há neste lugar?, esta sessão propõe um olhar atento sobre a relação entre o ser humano, o território e a possibilidade de regeneração.
O Sal da Terra (2014), realizado por Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado, acompanha o percurso do fotógrafo Sebastião Salgado ao longo de décadas a documentar zonas de conflito, deslocações forçadas e comunidades esquecidas. O filme acompanha este percurso até ao regresso ao Brasil, onde Sebastião Salgado, com a sua famÃlia, inicia um projecto de reflorestação nas terras degradadas da antiga fazenda do pai. Nasce assim o Instituto Terra — e com ele, uma nova relação com o território, assente na recuperação, no cuidado e no respeito pelo ritmo da natureza.
O filme convida a reflectir sobre o impacto humano no planeta, mas também sobre aquilo que ainda pode ser reparado.
Esta sessão faz parte da programação paralela do ciclo O que há neste lugar?, um conjunto de encontros que, tal como o espaço fAUNA, segue o ritmo das estações e propõe cruzamentos entre arte, pensamento e ecologia. Os filmes seleccionados, a par das conversas e observações no território, desafiam-nos a ver, escutar e pensar de forma mais atenta o lugar onde estamos.
Embora os encontros e as sessões de cinema se relacionem tematicamente e integrem uma mesma visão programática, funcionam de forma independente. O público pode participar apenas nos encontros, assistir aos filmes ou explorar ambas as propostas, conforme a sua vontade. Os encontros são gratuitos, enquanto as sessões de cinema têm bilheteira própria, com diferentes tarifas, permitindo que cada pessoa escolha eticamente o valor a pagar.
Bilhetes disponÃveis AQUI